Facebook pode efetivamente ajudar a sua academia. Trabalhando certo com a mídia social, você pode alcançar excelentes resultados tanto na captação de novos alunos, quanto na retenção.

A rede criada por Mark Zuckerberg tem um gigantesco alcance, a maior do mundo. Se para pessoas físicas ela pode ser chamada de rede social, para empresas é um veículo poderoso de mídia, como a TV, revistas, jornais etc, porém, com diferenças cruciais:

Alcance: a cada 5 minutos na internet, os brasileiros passam 1 minuto no Facebook;
- Possibilidade de segmentação direcionada dos anúncios;
- Cálculo de ROI – Retorno sobre o investimento;
Relacionamento e proximidade com o público.

Além das boas práticas específicas da rede, o fator crucial de sucesso para engajamento ou não do público com a marca é o conteúdo. Se sua academia não tiver um bom conteúdo, os esforços provavelmente não terão grandes resultados. Quanto mais orgânico for o conteúdo, melhor. Por exemplo:

- GIFs animados;
- Imagens bem produzidas;
- Listas;
- Imagens que estimulem a interação com o aluno;
- Fotos do dia-a-dia da academia;
- Ações e eventos;
- Assuntos relacionados aos interesses do aluno;

Basicamente, existem três principais objetivos que uma academia pode explorar dentro da plataforma:

Conversão em vendas: Campanhas que tem como objetivo transformar em vendas a audiência da página. Exemplo: Postagens de planos promocionais, com o objetivo claro de vendas.
Divulgação de marca: Comunicação dos diferenciais da academia, reforçando o posicionamento e disseminando seus atributos.
Relacionamento com os alunos: Sempre buscar uma relação mais próxima de comunicação com o aluno, gerando mais buzz, engajamento e interação nas postagens e na página como um todo.

O Facebook pode ser a ferramenta ideal para que seus alunos se sintam cada vez mais próximos. Uma fan page bem estruturada, além de humanizar a academia, faz com que o aluno se sinta cada vez mais à vontade para continuar treinando e fazendo parte da academia. 

Anúncios no Facebook
O alcance orgânico (não-pago) das fan pages vem diminuindo a cada dia. Há alguns anos era de 15%. Depois caiu para 10%, 7%, 5%, 2%. Hoje, esse alcance representa menos de 1%, levando em consideração a última mudança em julho deste ano.

Essa mudança, além de reforçar a questão da importância de um bom conteúdo, torna praticamente obrigatória a utilização dos anúncios pagos, também chamados de Facebook Ads. Comparando com qualquer outra mídia, inclusive o Google Adwords, o custo demandado pelo Facebook é bem menor, com um ótimo alcance e alto poder de segmentação. Ou seja, a academia direciona seu conteúdo apenas para aqueles que se interessam por ela, tendo seu público-alvo como matriz da divulgação. Assim, o engajamento tende a ser maior e a conversão também.

Outro fator polêmico no que se refere aos anúncios, são referentes aos textos nas imagens dos anúncios. É altamente recomendado que a imagem do anúncio contenha no máximo 20% de texto para obtenção de melhores resultados, com riscos da perda de alcance.
Portanto, para conseguirmos aproveitar todo o potencial do Facebook, o conteúdo deve agregar valor ao público-alvo e ter potencial de engajamento, sempre focado no perfil de alunos que queremos atingir.

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