Será que uma mulher grávida pode fazer academia? Esta é uma dúvida bastante comum entre as futuras mamães. Principalmente daquelas que já mantém uma rotina de treinos e pensam em como poderão continuar com a atividade física.
Academia para grávidas não só pode como é recomendado para manter a saúde e o bem estar. Porém, é preciso de uma orientação prévia do obstetra.
Além disso, não podemos esquecer que cada organismo funciona de uma forma. Então, nem sempre um tipo de atividade será benéfico para uma grávida, porém, pode fazer muito bem para outra.
Mas vamos esclarecer todas as dúvidas? Academia para grávidas: tudo o que você precisa saber! Confira!
A notícia da chegada de um filho é sempre motivo de muita alegria na família. A mulher sabe que, a partir daquele momento, muita coisa irá mudar: sua rotina diária, a alimentação, atenção redobrada para evitar incidentes... E a prática de atividade física, como será que fica?
Bem, sabemos que o exercício físico proporciona diversos benefícios. Porém, no caso da gestante, é preciso uma avaliação prévia do médico que poderá, inclusive, indicar alguma atividade que seja personalizada de acordo com cada gestante.
Tudo é questão de bom senso. Por exemplo, se a gestante era sedentária, não será justo na gravidez o melhor momento para fazer um treino mais pesado, não é mesmo? Porém, toda atividade física moderada sempre oferece diversos benefícios.
Para as grávidas que costumavam treinar com força total, é preciso ter em mente que, com a gravidez, o foco dos treinos deve ser outro. Não se deve priorizar, por exemplo, o enrijecimento do abdome, mas sim, focar na qualidade do exercício, ritmo e bem estar do bebê.
Os exercícios devem priorizar as articulações, o fortalecimento dos joelhos, região lombar e, também, o combate ao inchaço. Porém, sempre respeitando o limite da mulher grávida, evitando assim movimentos desnecessários e que podem comprometer a saúde da gestante e do bebê.
Benefícios da atividade física para grávidas:
O primeiro passo é conversar com o seu médico responsável que irá acompanhar toda a sua gestação. Somente ele poderá avaliar se você pode ou não fazer atividade física, de acordo com os exames que ele irá solicitar, indicando assim, o tipo de exercício recomendável.
Depois da liberação do médico, você deve conversar com o instrutor da academia, ou o seu personal trainer, para que ele possa fazer um acompanhamento mais elaborado de seus treinos.
Tenha em mente que mexer o corpo é sempre algo que lhe trará benefícios durante a gestação, mesmo que o treino seja adaptado de acordo com cada fase da gravidez.
Vale lembrar que a caminhada é mais uma excelente alternativa para as grávidas continuarem a se movimentar durante a gestação, assim como a yoga, que trabalha a respiração e controla o estresse.
Se você achou interessante, compartilhe com suas amigas futuras mamães!
Política de privacidade
Para proporcionar uma melhor experiência ao usuário, este site usa cookies e dados pessoais. Ao clicar e aceitar você concorda e se declara ciente dessas condições.