A importância da massa muscular na recuperação de doenças vai além da estética. De acordo com especialistas, a perda de músculos pode aumentar o risco de complicações e está associada a um prognóstico pior para os pacientes em tratamento. Por isso, é fundamental construir uma reserva muscular ao longo da vida e tratar casos de sarcopenia, que é a perda de massa muscular e força.
Os músculos desempenham um papel essencial na saúde e estão relacionados à imunidade. Estudos mostram que uma perda de 10% da massa muscular pode levar a uma baixa imunidade e aumentar o risco de infecções. Quando a perda chega a 30%, o risco de pneumonia e dificuldade de cicatrização aumenta em 50%. Além disso, uma queda de 40% na massa muscular dobra o risco de morte.
Pesquisas também indicam que pacientes internados em UTIs que apresentam maior perda de massa muscular têm piores desfechos, com maior tempo de uso de ventilador, período mais longo de internação e maior taxa de mortalidade. No caso do tratamento do câncer, ter mais massa muscular está relacionado a menos efeitos colaterais e melhor adesão ao tratamento.
Pacientes que passam por cirurgias e possuem pouca massa muscular também estão mais propensos a complicações pós-operatórias, necessidade de UTI e cuidados em casa. Portanto, é recomendado que todos os pacientes, incluindo os oncológicos, realizem tratamentos para recuperar a massa muscular por meio de atividade física e suplementação, sempre com a orientação médica.
A sarcopenia, que é a perda de massa muscular, inclusive em idosos saudáveis, está associada a uma maior mortalidade por todas as causas. Exercícios de força e resistência são fundamentais para construir a reserva muscular. A obesidade, sedentarismo e doenças como câncer, AVC, Alzheimer, diabetes e doença renal crônica também contribuem para a perda de massa muscular.
Portanto, é essencial valorizar a reserva muscular como parte integrante da saúde geral e seguir um tratamento interdisciplinar, envolvendo profissionais de educação física, fisioterapia, nutrição e outros, para garantir a recuperação da massa muscular e melhorar os resultados dos pacientes em tratamento de doenças.
Política de privacidade
Para proporcionar uma melhor experiência ao usuário, este site usa cookies e dados pessoais. Ao clicar e aceitar você concorda e se declara ciente dessas condições.