Todo mundo sabe da importância de bons hábitos de higiene, seja com o próprio corpo, seja nos ambientes que frequentamos. 

No entanto, uma academia possui suas particularidades, que devem ser levadas em conta na hora de pensar na limpeza e higiene. A saúde de todos os alunos pode sofrer as consequências se alguns detalhes forem ignorados.

Ações que podem até parecer simples e óbvias fazem a diferença, e exatamente por serem simples podem acabar sendo esquecidas. E muitas delas dependem dos próprios frequentadores. Por isso, orientá-los é uma iniciativa importante!

Entenda melhor sobre o assunto continuando a leitura! 

Por que a higienização dos aparelhos é tão importante?

Um mesmo aparelho é compartilhado com dezenas, talvez, centenas de pessoas ao longo do dia. E o mesmo vale para os acessórios como caneleiras e halteres. Todo mundo vai alternando para trabalhar os bíceps, tríceps, glúteos, costas e outros grupos musculares a fim de queimar muitas calorias e deixar tudo bem definido.

O problema é que nessa alternância, é natural que sejam liberadas bactérias junto com o suor, que acabam se aglomerando na superfície dos equipamentos e objetos. Quando você entra em contato com essas bactérias, pode acabar tendo irritações na pele, micoses e até mesmo candidíase ou infecções mais graves.

Por isso, além de deixar um borrifador de álcool e um papel toalha próximo aos aparelhos para que os alunos higienizem após o uso, é recomendado que a própria academia se responsabilize por fazer a limpeza dos equipamentos diariamente. De preferência, de duas a três vezes por dia, dependendo do volume de alunos. Isso garantirá uma higiene correta que não coloque em risco a saúde de ninguém.

Como higienizar os equipamentos da forma correta?

A maneira correta de higienizar os aparelhos é muito simples, basta apostar na combinação de álcool e um papel toalha. Não é recomendado o uso de tecidos para fazer essa limpeza, porque há um risco de que esse tipo de material espalhe as bactérias, aumentando a superfície de contaminação, ao invés de removê-las.

O álcool, além de ter um alto poder de destruir agentes contaminadores, também tem a vantagem de secar rapidamente, o que é muito importante para não comprometer o fluxo de uso dos equipamentos e evitar acidentes (o aluno escorregar em uma superfície molhada, por exemplo).

Orientando os alunos!

A academia também pode orientar os alunos sobre condutas adequadas para evitar a contaminação. A primeira delas é manter o hábito de higienizar o equipamento após o uso, explicando a importância desse cuidado tão simples e rápido.

Também é interessante recomendar que os alunos evitem compartilhar objetos de uso pessoal, como garrafas de água e toalhas, por exemplo. Aqueles que usam a estrutura do vestiário para tomar banho depois do treino devem ser aconselhados a levar sempre um chinelo para utilizar durante o banho.

A bolsa de academia deve ser lavada com frequência. Como ali são colocados roupas e tênis, muitas vezes após o uso, acaba sendo um ambiente propício para a proliferação de fungos e bactérias.

Por fim, também vale a pena orientar os seus alunos para que tirem uma folga dos exercícios físicos quando estiverem doentes ou com alguma ferida aberta, para evitarem uma possível contaminação por germes.

Fique atento a esses detalhes e garanta a saúde dos seus alunos e da sua equipe: eles vão agradecer pelos seus cuidados!

Comentários

*Nossa equipe avaliará seu comentário e
poderá retirá-lo do site sem nenhum aviso prévio.

Política de privacidade

Para proporcionar uma melhor experiência ao usuário, este site usa cookies e dados pessoais. Ao clicar e aceitar você concorda e se declara ciente dessas condições.