Praticar exercícios físicos não só deixa uma pessoa ainda mais bonita e saudável, como também auxilia no combate à ansiedade e à depressão. Sabia disso? Acompanhe a leitura deste conteúdo e veja como os treinos podem melhorar a qualidade de vida de todos!
É muito importante lembrar que é preciso procurar ajuda psicológica e/ou psiquiátrica, para que o profissional competente diagnostique a situação real do paciente e, assim, prescreva o tratamento mais recomendado!
No entanto, a prática de exercícios físicos atua reduzindo os sintomas da depressão e ansiedade - problemas que afetam uma boa parte da população brasileira. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 23,9% da população brasileira são afetadas por esses problemas.
Se você é um leitor atento, certamente já deve ter visto por aí em algum lugar que, tanto a depressão como a ansiedade são doenças do século XXI. Essas condições têm crescido e afetado uma grande parte da população, não só do Brasil, mas do mundo.
Na verdade, é uma afirmação que entra em colisão com os séculos passados, principalmente no que diz respeito a história primitiva - aquela época em que as pessoas não ficavam paradas, saiam em busca de comida para elas e suas famílias.
Mas, no mundo moderno, no entanto, a maioria das pessoas tornou-se um ser sedentário, que vive, geralmente, sentado atrás de uma mesa, isolado do mundo — um dos territórios perfeitos para o surgimento da ansiedade e da depressão.
Um estado depressivo é desenvolvido, geralmente, quando estamos passando por algum momento de crise na nossa vida. A ansiedade, por sua vez, é um problema que tem origem na vida moderna, a qual é marcada por momentos de medo, desespero, preocupação excessiva e nervosismo. Claro, as causas podem ser mais profundas e sérias do que essas citadas. Não vamos cansar de falar aqui: É muito importante que se procure profissionais da área!
E como a prática de exercícios físicos pode ajudar? Ela nos força a desenvolver o foco, a disciplina, e, com isso, problemas comuns que nos incomodam passam ser minimizados. Isso reduz o estresse e, consequentemente, a tensão física e mental. Também contribui para que não pensemos em coisas negativas, distraindo nossa mente com o contato social na academia e com as metas que queremos atingir.
Mas vai além de algo mental ou psicológico. Quando treinamos, uma substância chamada serotonina, responsável pela sensação de recompensa ou prazer, é produzida em grande quantidade em nosso corpo, fazendo com que sintamos mais alegria naquilo que estamos fazendo. Tal sensação melhora o nosso bem-estar físico e mental, fazendo com que fiquemos mais felizes.
A depressão e a ansiedade são doenças, e, em alguns casos, são mais graves que apenas um estado passageiro de tristeza ou preocupação. Como citamos acima, os exercícios físicos podem ajudar, e muito, a reduzir os sintomas, porém, em algumas situações é necessário a prescrição, por um profissional, de medicamentos para resolver esses problemas, ou mesmo de uma orientação de um psicólogo profissional! São problemas sérios que não podem ser negligenciados!
Lembre-se de procurar ajuda especializada, e, também, uma academia, para que os sintomas sejam amenizados e você tenha força de vontade, seja para procurar ajuda, seja para descobrir que seu caso não era tão grave e foi possível se reerguer! Cuide de você!
Se você gostou desse conteúdo compartilhe com seus amigos e confira os outros textos do nosso blog!
Política de privacidade
Para proporcionar uma melhor experiência ao usuário, este site usa cookies e dados pessoais. Ao clicar e aceitar você concorda e se declara ciente dessas condições.